sábado, 26 de março de 2011

Velha mídia e seu desejo de 'aposentar' Lula

Via Conteúdo Livre
Mil e uma inutilidades
Fernando de Barros e Silva
Folha de São Paulo

 Lula estreou como palestrante remunerado há poucas semanas. Falou a funcionários de uma empresa de eletroeletrônicos e não teve nenhum pudor ao fazer propaganda dos seus artefatos.


O ex-presidente agora aparece como personagem oculto de uma propaganda de produtos de limpeza que está no ar. Muitos leitores já devem ter visto. Rodeada por uma parafernália de desinfentantes e congêneres, a atriz locutora diz à câmera ter recebido centenas de cartas, "como essa da dona Marisa, de São Bernardo, reclamando que depois que o marido largou o emprego fica o dia inteiro em casa enchendo o saco dela".


Vem então o conselho da apresentadora a dona Marisa: "Pede para Sua Excelência limpar a casa, as janelas, o banheiro, a louça, porque ele até podia ser o cara lá no serviço, mas em casa pode botar a barbinha de molho porque quem manda é a mulher, meu bem".

Não é a primeira vez que a publicidade apela à imagem de Lula de forma jocosa. Em 2009, numa peça destinada a vender papel higiênico, um sósia do então presidente dizia "nunca antes na história deste país o povo teve tanta maciez".


No caso em questão, não há dúvida de que Lula virou garoto-propaganda à revelia em função da sua popularidade. Mas o núcleo do enredo cômico da publicidade se constrói em torno do ostracismo do ex-presidente. Ele "fica o dia inteiro em casa enchendo o saco".

Trata-se, é óbvio, de uma peça de ficção, mas que não deixa de evocar uma situação real -quem manda na casa agora é a mulher; a Lula só resta limpar as janelas.

É incrível a rapidez com que os ex-presidentes envelhecem. É claro que Lula é o líder político mais querido do país. E será por um bom tempo. Mas também é evidente que sua figura já começa a ficar amarelada, como um retrato antigo na parede. Efêmera, fútil, pueril, a publicidade, sem perceber, transporta "o cara" do presente mundano para as páginas solenes da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário