Propaganda homofóbica feita no Brasil vaza e causa polêmica
Anúncio da cachaça Magnífica insinua que é preciso ser forte para ter um filho gay
ESTÊVÃO BERTONI E RAFAEL CAPANEMA – FOLHA SP
DE SÃO PAULO
Divulgada em sites estrangeiros, uma propaganda que sugere aos pais o consumo de cachaça como forma de aceitar a homossexualidade do filho tem causado polêmica.
A peça apareceu no portal “Ads Of the World” e no Gawker, um dos maiores sites noticiosos dos EUA, onde foi chamada de “O anúncio mais homofóbico da semana”.
Em inglês, a propaganda da cachaça Magnífica, fabricada em Miguel Pereira (RJ), mostra a planta de uma casa.
No sofá, quadradinhos coloridos identificam “Your son” (seu filho) e “Your son’s buddy” (o camarada do seu filho). Uma legenda indica que os dois estão vendo “O Segredo de Brokeback Mountain”, filme sobre o amor entre dois caubóis gays, do cineasta Ang Lee.
Abaixo, há uma foto da cachaça Magnífica e a frase: “If you gotta be strong, we gotta be strong” (Se você tem de ser forte, nós temos de ser fortes).
Segundo a Agência3, de onde o anúncio partiu, ele foi passado ao site por uma dupla de criadores sem autorização e sem a marca saber.
Para Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), a propaganda promove o preconceito.
“A gente não deve usar uma situação que é um problema sério para qualquer família”, afirma Reis.
A Agência3 disse que não veicula nem aprova a campanha. O fabricante da cachaça Magnífica afirmou que desconhecia o anúncio e que nunca o autorizou, além de desaprovar seu conteúdo.
Há alguns anos, a cachaça “Cura Veado” causou controvérsia entre a militância gay.
A peça apareceu no portal “Ads Of the World” e no Gawker, um dos maiores sites noticiosos dos EUA, onde foi chamada de “O anúncio mais homofóbico da semana”.
Em inglês, a propaganda da cachaça Magnífica, fabricada em Miguel Pereira (RJ), mostra a planta de uma casa.
No sofá, quadradinhos coloridos identificam “Your son” (seu filho) e “Your son’s buddy” (o camarada do seu filho). Uma legenda indica que os dois estão vendo “O Segredo de Brokeback Mountain”, filme sobre o amor entre dois caubóis gays, do cineasta Ang Lee.
Abaixo, há uma foto da cachaça Magnífica e a frase: “If you gotta be strong, we gotta be strong” (Se você tem de ser forte, nós temos de ser fortes).
Segundo a Agência3, de onde o anúncio partiu, ele foi passado ao site por uma dupla de criadores sem autorização e sem a marca saber.
Para Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), a propaganda promove o preconceito.
“A gente não deve usar uma situação que é um problema sério para qualquer família”, afirma Reis.
A Agência3 disse que não veicula nem aprova a campanha. O fabricante da cachaça Magnífica afirmou que desconhecia o anúncio e que nunca o autorizou, além de desaprovar seu conteúdo.
Há alguns anos, a cachaça “Cura Veado” causou controvérsia entre a militância gay.
Nenhum comentário:
Postar um comentário