quarta-feira, 9 de março de 2011

“No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher”

Via Terror do Nordeste

Dilma: erradicar a pobreza é proteger mulheres e crianças


Por: Fábio M. Michel, Rede Brasil Atual


São Paulo - “No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher”, diz a presidenta da República, Dilma Rousseff, em nota divulgada nesta terça-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Dilma reafirma na nota que a eliminação da pobreza no Brasil, que ela colocou como sua principal meta de governo, ao tomar posse, deve estar necessariamente centrada na mulher e na criança.

A nota diz ainda que programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) “são eficientes porque privilegiam as mulheres”.

O compromisso de combater a violência contra as mulheres também é citado na mensagem oficial, "intensificando e ampliando as medidas adotadas no governo passado”, diz, lembrando a Lei Maria da Penha.

Leia abaixo a íntegra da nota oficial da presidenta para o Dia Internacional da Mulher:

Mensagem da presidenta Dilma Rousseff por ocasião do Dia Internacional da Mulher

"Meu objetivo fundamental, como Presidenta da República, é a erradicação da pobreza extrema. No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher. Estou convencida de que uma política bem-sucedida de eliminação da miséria deve ser focada na mulher e na criança. Programas como o Minha Casa Minha Vida, o PRONAF Mulher ou o Bolsa Família – que acaba de ser reajustado em até 45,5% e que terá impacto proporcional à quantidade de filhos da família beneficiada – são eficientes porque privilegiam as mulheres.

"No Dia Internacional da Mulher, quero ressaltar que a eliminação da discriminação de gênero e a valorização das mulheres e das meninas são estratégias indispensáveis para alcançarmos êxito em nossa luta contra a pobreza. Com base em iniciativas como a Lei Maria da Penha, temos alcançado progresso no combate à violência contra as mulheres, mas ainda há muito por fazer. Temos o compromisso sagrado de enfrentar essa questão, intensificando e ampliando as medidas adotadas no governo passado. O Brasil que queremos, e que vamos ter, é um país sem violência. É um país com água, com luz, com saneamento, com educação de qualidade e emprego digno para todos. É um país rico, em que as mulheres e os homens têm as mesmas oportunidades e privilégios, contribuindo juntos para o desenvolvimento e o criando seus filhos com dignidade e com orgulho."

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário