quinta-feira, 10 de março de 2011

Oferta de empregos em TI é enorme

Do Portal Planeta Educação
Mais de setenta mil brasileiros estariam empregados se tivessem formação em TI
Rodrigo Losina

Desenho de cinco formas de pessoas fazendo filas diante de uma porta fechada
- Garantir o funcionamento dos sistemas de informática.
- Gerenciar a manutenção e segurança das informações, dos servidores e dos equipamentos da rede.
- Realizar a atualização do site e de software.
- Assessorar no processo de aquisição dos equipamentos de informática.
- Desenvolver softwares que sejam identificados como necessários para a empresa.
- Controlar e avaliar os equipamentos e o desempenho da equipe nos diversos níveis por sistema, programa, turno de operação e tipo de equipamento.
- Fornecer consultoria e treinamento.
Estas são apenas algumas das diversas funções do profissional de Tecnologia da Informação.
Apesar do bom salário, este profissional tem se tornado artigo raro no Brasil, o que explica as vagas neste setor estarem entre as dez mais difíceis de serem preenchidas.
Os dados não parar por aí. Segundo a Right Managment Consultoria, neste exato momento, mais de setenta mil brasileiros estariam empregados se tivessem formação em TI. E mais, em 2013 seriam duzentos mil.
Para Rodrigo Losina, diretor da Alfamídia Treinamentos, empresa especializada em capacitação profissional, o problema começa na extinção dos profissionais que se interessam por matemática, lógica, cálculo e exatas.
"O Ministério da Educação divulgou que 70% dos jovens brasileiros preferem as humanas. Isso explica, em um primeiro momento, a raiz de toda a problemática.”
Perguntado sobre o profissional ideal, Rodrigo diz ser difícil traçar um perfil, mas garante que para trabalhar na área o inglês é fundamental.
“Preferencialmente, um domínio tanto de leitura quanto conversação. Além disso, o diploma é importante. Tendo condições de realizar uma faculdade na área, é recomendável. Pode não ser indispensável para conseguir um emprego, mas tende a ter um forte impacto em quanto você vai crescer na área ao longo do tempo. Entretanto, é bom estar bem seguro que esta é a área que você deseja atuar, antes de investir 2 ou 4 anos de estudo na mesma.”
O empresário alerta também para a importância das Certificações:
“Esses exames de fabricantes de software são relevantes para se destacar como um bom profissional. O domínio de determinadas ferramentas ou linguagens em um processo seletivo é, da mesma forma, importante e isto muitas vezes está mais vinculado à experiência prévia ou a cursos de especialização, como os que a Alfamídia oferece, que a um diploma em si.”.
Finalizando, na área de TI provavelmente a continuidade dos estudos pesa mais que um currículo baseado em um elemento isolado, segundo argumetação do próprio Rodrigo:
“Um profissional que demonstra, em seu portfólio, que está continuamente se reciclando e buscando novos aprendizados é um profissional que não se tornará ultrapassado no futuro, e, portanto, naturalmente será o mais cobiçado pelas empresas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário