domingo, 30 de janeiro de 2011

Luciano Huck e Angélica capa da (não)Veja

Do Blog Liberdade Aqui!

Angélica e Luciano Huck formam o casal celebridade perfeito (?)

Posted by Prof. Leandro
Capa da Veja desta semana:
Revista da Semana
A reinvenção do bom-mocismo Angélica e Huck formam o casal celebridade perfeito para um mundo politicamente correto.
============================================================================
Durante os dias que sucederam à tragédia na Zona Serrana no Rio de Janeiro circulou a notícia a seguir.
O compadrio na velha imprensa se matém firme e forte?
Leia e tire suas conclusões.

A exploração da tragédia: o caso Huck

Enviado por luisnassif, dom, 16/01/2011 – 10:08
Por O Escritor
A marota forma de ajuda de Luciano Huck

Sinceramente, não sei o que pensar sobre isso. Peço ajuda.
Luciano Huck é sócio do Peixe Urbano, um site de compras coletivas. Em dezembro último, o apresentador da Globo usou o Twitter para tentar bater o recorde de vendas de cupons no site:
“O apresentador Luciano Huck – agora sócio do site de compras coletivas Peixe Urbano – usou pela primeira vez o Twitter para impulsionar a venda de cupons de desconto – e quase conseguiu o que queria: superar o recorde de vendas do site.” 
Ontem, ele postou esta mensagem no Twitter:
Luciano Huck
“Quer ajudar, e muito, as vítimas da serra carioca [sic]. Via @PeixeUrbano, vc compra um cupom e a doação esta feita. http://pes.ca/gZ2Ibb
A compra dos cupons, segundo o site, reverterá em benefício de duas ONGs que estão ajudando as vítimas das enchentes. Parece bonito, mas não é.
Primeiro, é necessário ir ao site do negócio de Luciano.
Depois, é preciso se cadastrar no site. E então comprar um ou mais cupons de R$10,00.
Ganha Luciano porque divulga o seu negócio (mais de 7.000 RTs até agora), cadastra milhares de novos usuários em todo o Brasil, familiariza esses usuários com os procedimentos do site, incentiva o retorno e aumenta absurdamente o número de cupons vendidos – alavancando o Peixe Urbano comercial, financeira e mercadologicamente. Além do ganho de imagem por estar fazendo um serviço público (li vários elogios nos RTs).
Sabe-se lá como será contabilizado ou fiscalizado o total recebido como doação e repassado para as duas organizações parceiras. O usuário não tem nem terá acesso a esses dados internos.
Supondo que todo o montante arrecadado chegue às vítimas, se for mesmo o que estou entendendo, trata-se da mais sórdida exploração da desgraça alheia que já presenciei em toda a minha vida.
As pessoas que estão doando seu dinheiro, seus produtos, seu tempo, suas habilidades e sua atenção aos desabrigados e às vítimas não estão pedindo nada por isso, não estão ganhando nada com seu gesto de solidariedade, não estão usando essa tragédia para obter nenhuma forma de lucro pessoal. Fazem o bem porque são humanas, ficaram chocadas com as imagens e as informações, se sensibilizaram com o sofrimento alheio. Ajudam por solidariedade, empatia e até por desespero.
E a maioria delas não tem quase nada na vida, em comparação com o apresentador da Globo.
De todas as iniciativas já divulgadas até o momento, só a de Luciano Huck visa primeiramente ao lucro pessoal, para depois, secundariamente, resultar numa ajuda social.
Quando um tsunami matou 200 mil pessoas no sudeste da Ásia, em 2004, recebi um e-mail de um escritor inglês pouco conhecido, no qual se fazia a oferta: “Compre um dos meus livros, e eu doarei 30% do valor para as vítimas da tragédia”. Saí da lista do explorador barato na hora, mas a favor dele contava o número reduzido de destinatários da mensagem.
Luciano Huck tem 2.600.000 seguidores no Twitter: é este o público-alvo do seu apelo interesseiro. Pode não bater o recorde de cupons, desta vez, mas temo que tenha batido o recorde da safadeza. Aceito argumentos que me provem o equívoco dessa suspeita.
Depois dos R$24 milhões entregues pelo Estado à Fundação Roberto Marinho, dinheiro originalmente destinado à contenção de encostas e às obras de drenagem, mais esta. Turma da Globo, vocês pensam que estão apenas lucrando com as águas, mas na verdade podem estar brincando com fogo.

2 comentários:

  1. Nossa...pensando assim... ninguém pode mais acreditar em nada!
    Já não gosto mto do Twitter, acho sinceramente, uma auto-promoção de quem o tem. Pra que ficar dizendo o q tá fazendo? Pura falta do que fazer.
    E usá-lo como ferramenta pra arrecadar dinheiro em nome dos necessitados....fala sério...qual é o necessitado que tem twitter e sabe o q tá se passando em nome dele?

    ResponderExcluir
  2. Pois falando em bom mocismo, eu como muulher e socióloga, gostaria de repudiar publicamente a maneira com que o Luciano Huck tratou as meninas do samba no seu programa do último sábado, no concurso "A Rainha do Samba do Caldeirão". Com brincadeiras pejorativas do tipo: Vc. toca o berimbau de qq um? qq um pode entrar na sua roda?( para a passista do salgueiro que joga capoeira)e em alusão à pergunta de uma das juradas em relação ao desconforto das sandálias e da fantasia, ele( o menino bonzinho e politicamente correto) falou: ah então quer dizer que só dói atrás?
    A minha pergunta é se ele gostaria que numa entrevista com a sua dignissima esposa, (loira, branca, moradora da zona sul, e rica) lhe perguntassem: é fácil qualquer motorista de táxi te pegar? Ou: vc. pega qq motorista de táxi?
    Deplorável seu comportamento, elitista, misógnino que denota um racismo mascarado em tom de brincadeira de mau gosto.
    Creo que está faltando o Rabino da sua sinagoga ter uma conversa séria com ele a respeito dos danos do preconceito racial numa sociedade.
    Deve um pedido de desculpas público às meninas e suas familias!

    ResponderExcluir