sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Chico Xavier: um feliz acerto

Do Direto da Redação

Globo acertou com Chico Xavier


Nelson Xavier vive Chico Xavier 

Por: Leila Cordeiro


Está difícil assistir a televisão brasileira à noite.  No noticiário, o destaque é para a crescente violência no mundo, com crimes e atentados de resultados dolorosos, e para as grandes tragédias causadas pelo desrespeito do ser humano à natureza. Quando ficamos livres dos noticiários, eis que a telinha é ocupada pela canastrice dos galãs e mocinhas das telenovelas e, agora vem o pior, pelas “celebridades” do tal BBB.   E isso falando apenas da líder de audiência, porque sobre as demais não dá nem para comentar, tão ruim é a qualiadade de suas produções.

No meio desse desastre de mau gosto, ou depois dele,  a Globo acertou em cheio  ao transformar o filme  “Chico Xavier”  numa microssérie de quatro capítulos.

Para quem não viu o filme, e até para quem já o viu, é sem dúvida um oásis, um alívio poder assistir personagens tão bem construídos e representados.  O primeiro capitulo, exibido nesta terça-feira, merece ser comentado pelos momentos de emoção e beleza que foram oferecidos ao telespectador.

O ator mirim, Matheus Costa,  que representa Chico Xavier na infância passou o recado na medida certa. Entre assustado e humilde, Matheus emociona mostrando a luta do menino pobre com poderes especiais de ver além da vida, o que na época, no interior do Brasil, era visto como “coisa do demônio”.

A doçura maternal tão bem representada por Letícia Sabatella, que faz a mãe morta de Chico, a quem ele vê e conversa,  contrasta com as maldades da “madrinha” Giulia Gam,  que espeta o pequeno Chico com o garfo cada vez que ele diz ter conversado com algum desencarnado.

Enfim, são momentos especiais que falam de um homem especial. Nelson Xavier, não podia ter encarnado melhor o papel de Chico Xavier em sua fase adulta (foto). Ele é a cara do maior médium brasileiro. O cabelo, que na verdade era uma peruca, já que Chico ficou careca muito cedo, emoldurou o rosto do ator como o do mestre espírita.

A voz, ele conseguiu enfraquecer na medida certa, principalmente na hora do encontro com Laura Cardoso, que fazendo o papel dela mesma se emocionou ao encontrar pessoalmente Chico. A cena revela toda a humildade que vai no coração de Chico:

- Eu queria que você me abençoasse, disse ela.
- Quem sou eu, respondeu o médium, me dê aqui um abraço.

Ela tenta então beijar a mão de Chico, mas ele não permite e para a surpresa da atriz, ele é que beija a mão dela.

É por essas e por  outras  que recomendo fortemente que não deixem de assistir aos três capítulos finais, de hoje até sexta-feira, da adaptação para a TV do filme sobre a vida de Chico Xavier.  Vale dizer que o diretor Daniel Filho acrescentou  cenas originais gravadas durante a filmagem e não aproveitadas na edição do filme.
Assistir a tão bons e refrescantes momentos que mostram alguém que só distribuiu amor, retratados num programa de TV nos faz pensar porque não podemos assistir a mais e mais produções assim. De alto nível, que passem mensagens positivas de superação e fé. Porque as emissoras de TV não adotam sempre histórias como a de Chico, sem necessariamente ser da mesma doutrina, mas que nos levem a pensar e repensar na vida e no que esperamos dela na tentativa de nos tornarmos pessoas melhores.  Deixo com vocês, leitores do DR, um pequeno trailer de "Chico Xavier"  ( Veja o vídeo )

A autora
Começou como repórter na TV Aratu, em Salvador. Trabalhou depois nas TVs Globo, Manchete, SBT e CBS Telenotícias Brasil como repórter e âncora. É também artista plástica e tem dois livros de poesias publicados: "Pedaços de mim" e "De mala e vida na mão", ambos pela Editora Record. É repórter free-lancer e sócia de uma produtora de vídeos institucionais, junto com Eliakim Araujo, em Pembroke Pines, na Flórida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário