quarta-feira, 14 de julho de 2010

"HOMEM NENHUM É UMA ILHA..."

Do Tijolaço

Brasil elimina pobreza até 2016


quarta-feira, 14 julho, 2010



Não falta muito para que a erradicação da pobreza, no Brasil, se aproxime de números próximos de zero. É o que diz  o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA. O Instituto concluiu que até 2016, o Brasil eliminará a miséria e reduzirá a pobreza a apenas quatro por cento da população. São números que nos deixam otimistas quanto ao futuro das novas gerações.
O desejo de todos nós é de que o brasileiro possa comer, trabalhar, construir, dar segurança a sua família. Muitos passos já foram dados nessa direção. O governo do presidente Lula, com certeza, foi o que mais contribuiu para que o cidadão hoje viva bem melhor do que num passado recente. Acompanhe comigo o que o IPEA revelou e que o Estado de São Paulo publicou . O estudo completo do Ipea está aqui.
Entre 1995 e 2008, 12,8 milhões de pessoas saíram da condição de pobreza absoluta (rendimento médio domiciliar per capita de até meio salário mínimo mensal permitindo que a taxa nacional dessa categoria de pobreza caísse 33,6%, passando 43,4% para 28,8%. No caso da taxa de pobreza extrema (rendimento médio domiciliar  per capita de até um quarto de salário mínimo mensal), observa-se um contingente de 13 milhões de brasileiros a superar essa condição, o que possibilitou reduzir em 49,8% taxa nacional dessa categoria de pobreza, de 20,9%, em 1995, para 10,5%, em 2008.
Se somarmos, veremos que  25 milhões de brasileiros saíram de uma situação desumana e avançaram. E estes números são de 2008 e não consideram ainda a retomada do salário e do crescimento em 2009 e 2010.
Trabalhar para que a pobreza seja eliminada desse país é um compromisso de Dilma. Ela própria disse  que vai onde a miséria estiver, a única forma de combater essa chaga social  nos envergonha. Temos ainda 45 milhões de homens e mulheres que nos estendem a mão, pedindo ajuda para erguer-se da miséria.
Todo ser humano sonha, um dia, tem um nome nome, tem um rosto, tem um sonho.
E este país gigante, rico, valoroso, só poderá ser passado a limpo quando todo e cada um dos brasileiros tiver a oportunidade de estudar, trabalhar e viver com dignidade.
Porque não haverá uma nova vida enquanto houver milhões de seres humanos iguais a mim e a você brutalizados pela pobreza extrema. Não haverá paz, não haverá mesmo seque paz de espírito para nós, enquanto isso persistir.
O poeta inglês John Donne, escreveu, cinco séculos atrás, os belos versos que Ernest Hemingway popularizou: ““Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por você”.
Que os sinos dobrem, mas com toques de júbilo, por cada brasileiro que nossas mãos possam trazer à vida, que só se torna plena quando é digna. Para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário