sábado, 31 de julho de 2010

"ELE VAI DEIXAR SAUDADES"

Do Blog Escreva Lola Escreva

Republico este excelente texto da Prof. Lola. Ela expressa muito, mas muito mesmo, do que eu também sinto.



LULA E OS OUTROSPor Lola Aronovich

Adoro o Lula, de verdade. Ele vai deixar saudades.
Neste trecho de uma entrevista exclusiva que deu pra Record (via Vi o mundo), ele diz que não lê a Veja, que não precisa dela nem de outros meios de comunicação pra nada, que se dependesse deles ele teria 0% de popularidade hoje. E que Vejae similares têm o direito de falar o que quiserem, mas que ele também defende o direito de que ele possa falar o que quiser deles. Taí uma coisa que a mídia tradicional nãoadmite. Liberdade de expressão vale apenas pra ela. Não vale para o alvo da crítica. Qualquer crítica à mídia é interpretada como censura. Até direito de resposta é censura... Mas a Veja banir de suas páginas qualquer pensamento que fuja um tiquinho sequer da sua ideologia, aí não é censura. É “linha editorial”. E a revista ainda tem a cara de pau de se proclamar “plural”!
Se esse vai ser o mote da campanha do Serra, melhor entregar os pontos já, antes de gastar milhões de reais numa campanha que já nasce morta. Sério mesmo que eles esperam angariar votos com o discursinho fajuto de “Se a Dilma ganhar, o Brasil vai virar uma ditadura”? Primeiro que invocar países como Cuba e Venezuela não vale nada pro povão, que não se preocupa muito com política externa, e não vê o que Chavez e Fidel têm a ver com o nosso dia a dia (hum, eu também não vejo. Como a política deles afeta o Brasil é um mistério pra mim. Sei que serve pras pessoas se posicionarem no espectro ideológico, e só). Depois que não avisaram pros reaças que o PT já está no poder há quase oito anos. Se tivesse algum interesse em implantar uma ditadura, por que não o fez antes? Sem falar que é querer trocar as bolas inventar que o PT, um partido totalmente ligado com a luta pelo fim da ditadura e com as Diretas Já, seja autoritário. Fãs da democracia são os carinhas do DEM, né? Aqueles que ajudaram a implantar a ditadura militar e deram sustento a ela através da Arena... Sei.
Mas, voltando à entrevista do Lula, ele se emociona ao falar do empréstimo do BNDES aos catadores de papel. E eu aqui me emocionei também. Chorei baldes. Ok, praticamente qualquer choro perto de mim me provoca lágrimas, mas desta vez exagerei. O Lula é comovente. E é legítimo.
Pros cientistas políticos, Lula só pode estar fingindo quando chora, porque é impossível que um presidente se emocione com as conquistas de catadores de papel. Políticos são (ou devem ser) durões, sem coração, não humanos. Isso vai na linha de “político é tudo igual, nenhum presta”, que é obviamente um pensamento de direita (que defende o estado mínimo, ou seja, governo só pra manter a ordem e defender a propriedade de quem tem propriedade). Acho meio impossível ver a entrevista e pensar “Ah, Lula tá fingindo”, mas alguns reaças conseguem.
Lula tem aprovação de 85% porque vem fazendo um ótimo governo, causando melhoras visíveis no cotidiano do país. Mas sua carisma, seu afinco às origens, sua insistência em usar linguagem popular, também não atrapalham sua popularidade. E que se dane o cinismo da direita (cuja única paixão política é ser contra tudo que é de esquerda): é gostoso chorar com o presidente, sentir orgulho do que ele diz.
Ele vai deixar saudades. 

Um comentário:

  1. Realmente, Lula deixará saudades, por seu afinco, sua paixão pelo povo e pelo país, por suas medidas sociais, enfim, por todo o seu excelente governo mas, se Deus e o povo quiser,e eles vão querer, Dilma assumirá e dará continuidade ao governo e a este que, com certeza, foi um dos melhores presidentes que este país já viu.
    Abs!
    Zeca

    ResponderExcluir