quarta-feira, 6 de julho de 2011

Omissão... indignação!

Por Eduardo Guimarães, em seu blog

Um minuto da sua indignação, por favor!




Parem tudo. Não quero falar da Copa de 2014, do escândalo do Ministério dos Transportes, da fusão dos supermercados, da política miúda, do namoro entre Dilma e FHC ou dos problemas mentais de Jair Bolsonaro. Quero falar de decência com o leitor desta página. Peço a você, leitor, que tenha a decência de se indignar, já que esta sociedade parece anestesiada e insensível ao impensável.
Peço indignação da imprensa, da classe política, do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, da OAB, do Ministério Público, mas, antes de qualquer coisa, peço a sua indignação, leitor, porque é dela que nascerá alguma providência e o sentimento de um povo de que qualquer um de nós que for aviltado da forma como relatarei representará a todos, pois todos devemos nos sentir atingidos como se, não uma família pobre, mas cada um de nós tivesse sido vitimado
Na grande imprensa, só notas lacônicas relatando um crime de lesa-humanidade que não ganhou manchetes principais, não fez a ultra-esquerda e a direita aliadas pedirem CPIs, não gerou manifestação na avenida Paulista, não mereceu pronunciamento de prefeitos, governadores ou da presidente, mas que simboliza a vergonha maior para um povo.
O fato:
—–
FOLHA DE SÃO PAULO
6 de julho de 2011
Reintegração de posse termina com 11 feridos em Ribeirão Preto
PM nega ter havido abusos e diz que vai investigar as denúncias
ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO
Onze pessoas ficaram feridas e duas tiveram de ser socorridas, ontem, durante a reintegração de posse de uma favela invadida há pelo menos seis meses por 700 pessoas, em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).
Os moradores colocaram fogo em uma Brasília e fizeram barricadas para evitar o avanço da Polícia Militar.
Após três horas de negociação, o Batalhão de Choque invadiu a área, chamada de favela da Família. Houve disparos de balas de borracha e bombas de efeito moral.
Os advogados Paulo Merli Franco e Wanderley Caixe Filho, da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Ribeirão, que acompanhavam as negociações, foram atingidos por balas de borracha.
A PM nega ter havido abusos. Segundo o tenente Antonio Campos Rivoiro, as denúncias serão investigadas.
O advogado Marcos Rogério dos Santos, que representa a empresa dona do terreno, diz que os moradores concordaram em deixar a área durante uma audiência de conciliação em fevereiro.
Moradores recorreram a familiares depois que os barracos foram demolidos.
—–
A notícia acima é a penúltima do primeiro caderno do jornal que a publicou. Ontem (terça-feira), durante o dia, algumas chamadas discretas na internet e até um ou outro “flash” nos telejornais. No jornal só saiu hoje, depois que as tevês veicularam alguma coisa…
Foi só na manhã desta quarta-feira que apareceu uma notícia menos discreta, no programa de Ana Maria Braga, que eclodiu na minha tevê logo após o Bom Dia Brasil enquanto terminava de me vestir para ir trabalhar. Famílias inteiras, mais uma vez, foram jogadas na rua sem que o Estado e a sociedade dispensassem um grama de preocupação com o seu destino.
Policiais invadiram as casas e não deram a mulheres, crianças e velhos nem tempo de recolher suas roupas, ao menos. As pessoas não podiam cumprir a ordem judicial de reintegração de posse do terreno da favela, que pertence a uma empresa, porque não tinham para onde ir. Por isso estavam lá, vivendo naquelas condições. Mas o capitalismo hidrófobo que se pratica por aqui não tem tempo para essas coisas.
Um capitão da Polícia Militar que você verá no vídeo ao fim deste texto diz que ele e sua horda de bárbaros estavam tendo “uma paciência enorme” com aquela gente. E pregou que “as pessoas entendam a lei e cumpram a lei”. Que lei é essa que põe até bebês de colo no meio da rua em pleno inverno sem se preocupar com nada? Isso é lei? Para mim, é barbárie.
Sinto vergonha de ser brasileiro.
Peças de vestuário, eletrodomésticos, móveis, tudo ficou sob as esteiras ou rodas de tratores que derrubaram os barracos em que aquelas famílias mal e porcamente sobreviviam. Sem nada, sem serviços públicos, muitas vezes mal tendo o que comer.
Sabem quando veríamos isso acontecer em Cuba, no inferno na Terra que esse capitalismo hidrófobo pinta na sua mídia subornada? Nunca. Por lá eles não tem carros de 300 mil dólares rodando nas ruas, mulheres não usam vestidos de 30 mil reais para irem  a uma reunião besta, não se pode gastar mil reais num almoço, mas os seres humanos se reconhecem como tais e, assim, respeitam-se.
Um país que assiste ao que se relata que ocorreu em Ribeirão Preto – e que vive ocorrendo –, não se indigna e permite que essas tragédias prossigam, ano após ano, não pode ser chamado de país. Somos um ajuntamento de comunidades para as quais o mundo se resume ao círculo social de cada um e mais nada.
Comecei mal este dia, com aquelas cenas. Sinto desesperança. Pergunto-me se este país tem jeito e se é em meio a este povo em transe, egoísta, frio, insensível, alienado, cruel e cínico que quero morrer. Pergunto-me, neste momento, se a minha filha do meio, de 25 anos, não está certa por ter ido morar na Austrália e por não querer voltar a este Brasil estarrecedor que a cada dia me decepciona mais.
—–
Assista ao vídeo, abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário