quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Para História, definitivamente!

Do blog do Ale Porto
Imagens de uma diplomação histórica. Seja bem vinda Dilma Rousseff



Dilma recebendo o diploma do presidente do TSE, ministo ro Ricardo Lewandowski


Dilma foi diplomada hoje presidenta do Brasil e entre suas muitas manifestações, prometeu cuidar da estabilidade econômica. Nós que tanto trabalhamos anonimamente ou não por essa vitória, que é uma vitória do projeto político liderado pelo Partido dos Trabalhadores, devemos reconhecer que esse é um patrimônio a ser realmente preservado. A estabilidade, a ousadia das reformas microeconômicas, a aposta no crédito, as políticas de transferência de renda entre outros, transformaram o Brasil no gigante econômico que ele sempre prometeu. E prometeu principalmente para os que sofriam as conseqüências desse país marcado pela desigualdade.

E foram fundamentais para que o presidente Lula tivesse cacife para nos oferecer uma candidata que parecia improvável. Se não pelas suas incontestáveis qualidades pessoais, mas por inexperiência polítco-eleitoral. A gente sabia que o “poste”tinha tudo para virar “farol”. Mas fizeram de tudo pra nos convencer do contrário.

Além disso, se Dilma quer de fato consolidar as conquistas econômicas do trabalhador brasileiro, precisa mirar com lupa os gargalos da produtividade para que os ganhos da recuperação econômica, da saída estagnação, se tornem de fato sustentáveis. Qualificar mão de obra é fundamental, mas antes disso é preciso educar para felicidade, apostar no ser humano.

Como comentei ontem, Dilma montou uma equipe afinada, experiente e comprometida com a herança bendita que ela ajudou a construir. Essa ousadia, no entanto, não pode se afastar dos compromissos ambientais, sem cair na falsa agenda santuarista. A preservação da biodiversidade não deve ser um mero discurso ou aceitação passiva de pressões externas, mas uma forte compreensão de que a nossa grande riqueza está no patrimônio ambiental. Preservá-lo é dar vida longa a esse ativo, que é de todos nós. Seja a Amazônia, sejam os rios e os mares, seja o Pré-Sal e solo agrícola. São matérias primas para o nosso desenvolvimento, que ao longo dos séculos vimos escapulir por pouco ou nenhum valor.

Seja bem vinda Dilma Rousseff. A trilha já foi aberta; juízo, equilíbrio, coragem e perseverança.

Dilma com a filha e a mãe


Dilma e seus "Três Porquinhos"


Dilma Rousseff foi diplomada na tarde desta sexta-feira, 17, presidente da República, ao lado do seu vice, Michel Temer. A cerimônia, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi rápida. Em pouco mais de 20 minutos, foram entregues os diplomas. Tanto Dilma e como o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, fizeram breves discursos.

Em sua fala, Dilma fez questão de elogiar a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Sei da responsabilidade de suceder um governante da estatura do presidente Lula", declarou. "Quanto orgulho temos ter um homem do povo conduzindo o país", ela diz, ao ressaltar que agora a "ousadia" do povo foi ter escolhido uma mulher para assumir a presidência.

Ela afirmou ainda que vai "honrar as mulheres, cuidar dos mais fracos e governar para todos". Prometeu cuidar da estabilidade econômica e dos investimentos. "Nenhuma estratégia política ou econômica é efetiva se não se refletir na vida de cada trabalhador, de cada empresário, de cada pessoa desse País."

Estiveram presente à cerimônia o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ari Pagendler, os ministros do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, Carlos Ayres Britto e José Antônio Dias Toffoli. Os chamados "três porquinhos" – José Eduardo Cardozo, José Eduardo Dutra e Antônio Palocci -, que coordenaram a campanha de Dilma, também estavam no TSE, além dos ministros Luiz Paulo Barreto (Justiça) e Nelson Jobim (Defesa) e do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), entre outros.

Ah!. E alguém reconhece esse galã de cinema?

Obrigado presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário