sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Presidente Lula e luta pela paz

Via Terror do Nordeste

Mais um prêmio pro cara: Lula é indicado para receber o prêmio Indira Gandhi


19/11/2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta sexta-feira, a notícia de sua indicação para o prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento de 2010, após decisão de um júri internacional presidido pelo primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Lula foi premiado porque trabalhou “pelo reforço das relações entre as nações em desenvolvimento, e em particular por seu importante apoio à cooperação” entre Índia e Brasil, explicou Singh.

O premiê também afirmou que o presidente, que encerra seu mandato em 31 de dezembro deste ano, esforçou-se para adotar políticas com o objetivo de eliminar a fome e promover o crescimento do Brasil. O líder brasileiro recebeu, também, premiações internacionais como o de “Estadista Global” em janeiro deste ano no Fórum Econômico Mundial, e o Prêmio pela Paz 2008, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em maio do ano passado.

O prêmio indiano foi criado em 1986 e concedido ao ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev em 1987; o primeiro presidente da República Tcheca, Václav Havel, em 1993; o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, em 1997; e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, em 2008. Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário