domingo, 14 de novembro de 2010

Ótimas leituras para o domingão

Prof. Idelber Avelar, n'O biscoito fino e a massa

Links de domingo

Aí vão alguns links dominicais para seu prazer navegador:
Alguém no PCdoB deveria bater um papo com o Deputado Aldo Rebelo. Está ficando vexaminoso. Depois de traficar informação falsa sobre a não existente “censura” a Monteiro Lobato, o deputado escreveu um artigo para a Folha em que, movido pelo salutar desejo de combater a xenofobia anti-Nordeste, mistifica a história do Brasil com expressões do tipo "heróis nacionais como Caxias" e "a elite ilustrada paulista jamais renegou a origem indígena". Prestes deve estar se revirando no túmulo, com um comunista louvando Caxias, Raposo Tavares e Pedro de Toledo. Um poço de mistificação, o artigo.
*********
O blog da Companhia das Letras publicou um texto de Lygia Fagundes Telles sobre Monteiro Lobato precedido de um cabeçalho da editora do blog, Marta Garcia, em que se dizia que o Conselho Nacional de Educação havia recomendado que Caçadas de Pedrinho “ não fosse distribuído pelo governo nas escolas públicas brasileiras”. Alertado por inúmeros leitores, entre eles este membro da ala atleticana do trotskismo, de que a informação era falsa, o blog da Companhia teve a nobreza de se retratar e incluir uma correção. Parabéns à Companhia das Letras. Na Veja, a Lya Luft tambémtraficou a patacoada de que Lobato foi "banido". Dessa aí, evidentemente, não há que se esperar nenhuma retratação.
*********
Por falar em editoras: ainda não sei se escreverei um post completo sobre isso mas, no meu modo de ver, a Editora Record está pagando um mico federal ao armar esse escândalo pela premiação do Jabuti a Leite Derramado, de Chico Buarque. O chororô se dá por causa da derrota de um livro, Se eu fechar os olhos agora (do jornalista da Globo Edney Silvestre), que não tem absolutamente nada de muito especial. Na modesta opinião deste blogueiro, o melhor romance do ano passado não foi nenhum dos dois. Foi O Filho da Mãe, de Bernardo Carvalho. A história das mesquinharias envolvendo prêmios literários foi narrada de forma definitiva por Borges no conto “O Aleph”. Mas a queixa da Editora Record-- de que houve vitória de seu candidato numa categoria e derrota dele para o segundo colocado da categoria no prêmio geral -- já aconteceu várias vezes no Jabuti, inclusive com a Record sendo beneficiada. Minha querida Luciana, não entre nessa. Conversem com o Cristóvão Tezza. Com certeza ele terá palavras sensatas sobre o caso. Como contribuição, deixo o PDF de um longo (longuíssimo) artigo meu sobre o valor literário, que sai publicado no próximo número da Revista Brasileira de Literatura Comparada. De qualquer forma, é ridículo dizer que, num confronto entre Leite Derramado eSe eu fechar os olhos agora, o segundo perdeu porque "foi roubado". Trata-se de um romance infinitamente mais convencional e formulaico (e eu gosto do Edney, pessoa gentil e afável, que se prepara muito bem para seus programas). Mas me desculpem: escritor que é escritor escreve e ponto. Não fica chorando por prêmio. Escreva: o reconhecimento vem por acréscimo.
*********
No NaMaria News, mais um post indispensável (dizer "um post indispensável do NaMaria News", claro, é o maior pleonasmo blogueiro que há) mostrando uma das mil razões pelas quais Gabriel Chalita não deve, não pode ser Ministro da Educação. Há outras. Revelá-las-emos aqui.
*********

No Viomundo, o Professor Miguel Nicolelis, da minha querida Duke University, detonou os palpiteiros da mídia com requintes de crueldade numa entrevista sobre o ENEM. Parabéns mais uma vez ao Azenha, sempre atinado.
*********
Carta Capital desta semana veio com chumbo grosso de Leandro Fortes sobre as maracutaias de Gilmar Mendes em Diamantino. Entre elas, a incrível história do prefeito de oposição, derrubado três vezes pelas oligarquias de Mendes. Parabéns ao Leandro pela matéria e parabéns a ele e ao querido Bob Fernandes pela volta do Baêa à primeira divisão, seu lugar de direito.
*********
O Partido Socialismo e Liberdade tomou uma ótima iniciativa: entrou com ação pedindo que STF declare a omissão do Congresso em regulamentar o direito de resposta. Isso já tinha sido tentado pela Fenaj que, pelo que parece, não tinha competência legal para fazê-lo. Vejamos agora.
*********
Nos próximos dois dias, visite a Brasiliana e leia “As Academias de Sião”, de Machado de Assis. Bateremos um papo sobre o conto aqui, na terça-feira, como parte do Clube de Leituras trotsko-atleticano.
*********
Para você que gosta de futebol americano, o Blog do Alê traz um sensacional vídeo mostrando que o jeitinho brasileiro também já deu as caras no esporte.
*********
Neste fim de semana, aconteceu maratona mundial de protesto contra o muro israelense do Apartheid. No Brasil, o Ciranda.net tem se destacado na luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário