quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Fernando Haddad fala à Globo da Globo

Do Conversa Afiada


Entrevista do ministro na Globo disse muito sobre a … Globo






Conversa Afiada publica sugestão do amigo navegante Adilson Filho:

Caro PHA,


a cada nova entrevista concedida pelo ministro da educação o Bom dia Brasil diminui um pouquinho mais..


abs,


Adilson


A entrevista do ministro na Globo que disse muito sobre a…Globo.


Vendo a entrevista do ministro da educação Fernando Haddad em outros veículos, fica impossível não fazer uma comparação com a que ele concedeu ao programa matinal Bom dia Brasil da Rede Globo – Sem brincadeira, foi uma das coisas mais vergonhosas e ao mesmo tempo elucidativas que vi na TV nos últimos tempos.


Valeu a pena ver só pra constatar o que acontece quando jornalistas despreparados tentam dar uma “calça curta” em alguém que tem convicção sobre o que fala. Jornalistas esses que considero até razoavelmente bons quando o propósito é entreter o público, mas absolutamente despreparados para função principal a que se propõe, não da pra fugir dessa verdade pois ela grita!Fazendo um esforço até dá pra entender, já que quando o assunto é governo (ou melhor, esse governo) acredito que devam ser obrigados a ler as pressas sobre o que vão falar, debaixo de uma pressão absurda do patrão pra bater, bater e bater cegamente até ver se sangra alguma coisinha que seja do inimigo político-ideológico.


Só que esse foi mais um daqueles dias em que se deram muito, mas muito mal em seu propósito. Num certo momento, o ministro já meio cansado de perguntas impertinentes, responde a uma delas com um requinte de crueldade banhada numa sofisticação que poucas vezes vi alguém fazer com eles:


“..Vamos fazer o seguinte, façam um debate com os observadores externos ao Brasil..façam um debate com pessoas que entendem de educação, com o  CDE, Banco Mundial , Bid, Unesco, Unicef e OEI [...] vejam o quadro da educação brasileira na primeira década do século XXI em contraste com as décadas passadas, eu faço questão de participar..”


Silêncio no estúdio.


Meus amigos, a verdade é uma só: O Bom Dia Brasil convidou Haddad para engoli-lo, só que seus jornalistas, despreparados e confusos, é que foram jantados pelo ministro da educação que não tomou nem conhecimento da turma do café da manhã.


A Globo não aprende.


Não aprende que o tipo de jornalismo que andam fazendo tem causado um estrago muito grande, pois além de emburrecer (essa é a palavra), desinforma o seu leitor, o camarada que vai lá e assina o jornal na maior boa vontade, assiste aos telejornais na expectativa de se informar e acaba dando com os burros n’água.


O consumidor diário do padrão Globo de dar a notícia está sendo submetido ao ridículo quando sai de suas rodas “de conforto” sociais. Se ele ainda não se deu conta, alguém precisa alertá-lo sobre isso.


Do contrário, do jeito que a coisa vai daqui a pouco eles vão ter que criar uma confraria pra ficarem discutindo somente entre eles tudo o que lêem nas páginas e assistem na tela, já que a tendência é piorar daqui pro juízo final (2030?) -  pois a Globo é contra a internet, a velocidade e a diversificação dos canais de informação, ignora esse assunto tanto quanto o prefeito daquela cidadezinha do interior que quando soube que a banda larga iria chegar na sua cidade mandou rapidamente aumentar o coreto da praça.



Em tempo: ou a Dilma faz a Ley de Medios ou o PiG derruba ela – PHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário