terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mudança: ninguém lê “O Pequeno Príncipe” e continua a mesma pessoa.

Do Vi o mundo

Fátima de Oliveira aconselha Dilma a sugerir a Temer a leitura de “O Pequeno Príncipe”

Do tempo em que ler “O Pequeno Príncipe” era obrigação
por Fátima Oliveira, no Jornal OTEMPO
médica – fatimaoliveira@ig.com.br
O Pequeno Príncipe
Quando eu era adolescente, a resposta clássica a qualquer entrevista de uma candidata a miss que se prezasse – o concurso de Miss Brasil arrastava multidões e tinha prestígio – é que “O Pequeno Príncipe” era o seu livro de cabeceira! Nem pensar numa miss que não lera o célebre livro de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), piloto da Segunda Guerra Mundial, escritor e ilustrador francês, que aos 44 anos, pilotando um avião militar, foi abatido pelos alemães, num voo de reconhecimento entre Grenoble e Annecy, na França. Era julho de 1944. Em 2004, os destroços de seu avião foram encontrados na costa de Marselha.
As aspirantes a miss banalizaram um livro, literária e filosoficamente, precioso, cuja leitura era obrigatória em meu tempo de ginasiana. É rara a pessoa com menos de 30 anos que o leu. No máximo conhece algumas de suas belas e filosóficas frases que pululam na web. Já faz tanto tempo em que crianças e jovens liam Saint-Exupéry por obrigação e depois se encantavam com ele para sempre. Em geral, quando falo sobre o tema, ouço: “É a nova! Do tempo em que era obrigatória a leitura de O Pequeno Príncipe !”.
Lamento que não seja mais. Por vários motivos. Um deles é que “O Pequeno Príncipe” é uma alegoria em prosa-poema sobre a amizade e a transcendência dela; sobre a sofrença e o encanto do amor e seu entorno filosófico; e nos ensina o valor da ética da responsabilidade e das coisas que não estão à vista, mas no horizonte: “O que torna belo um deserto é que ele esconde um poço em algum lugar”. Outra razão, é que livros como ele são companhias prazerosas e enriquecedoras a qualquer momento. É engano considerá-lo piegas, apesar de que pieguice tem serventia e hora – nem sempre é coisa boba, condenável ou execrável, podendo, inclusive, ser terapêutica.
“O Pequeno Príncipe” expressa uma visão de mundo decente e nele há insumos que se prestam com propriedade para adoção no cenário da política. Alguns cabem como uma luva para a conjuntura política brasileira. Se eu fosse conselheira da presidente Dilma Rousseff diria que ela deveria sugerir ao vice-presidente Michel Temer sessões de biblioterapia – o livro como recurso terapêutico – para o PMDB, usando “O Pequeno Príncipe”, com convites extensivos a alguns parlamentares e ministros do PT e da “base aliada”. No momento, é a única vereda que vislumbro para dar algum lustro ético ao PMDB e dotá-lo de sensibilidade para minorar a petulância partidária e estimular o amor ao povo brasileiro. O que pode ser aprendido com os diálogos da raposa com o Pequeno Príncipe: “Para enxergar claro, basta mudar a direção do olhar”, e que “só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos”.
Sempre que releio “O Pequeno Príncipe” descubro algo arrebatador. Nunca deixo de ler a dedicatória: “Peço perdão às crianças por dedicar este livro a uma pessoa grande/ Tenho uma desculpa séria: essa pessoa grande é o melhor amigo que possuo no mundo./ Tenho uma outra desculpa: essa pessoa grande é capaz de compreender todas as coisas, até mesmo os livros de criança./ Tenho ainda uma terceira: essa pessoa grande mora na França, e ela tem fome e frio. Ela precisa de consolo. Se todas essas desculpas não bastam, eu dedico então esse livro à criança que essa pessoa grande já foi./ Todas as pessoas grandes foram um dia crianças. (Mas poucas se lembram disso)./ Corrijo, portanto, a dedicatória: A Léon Werth, quando ele era pequenino”.
Ninguém lê “O Pequeno Príncipe” e continua a mesma pessoa.

Um comentário:

  1. Margareth, obrigada!
    Meu nome é Fátima Oliveira, sem o "de".
    Sou, ranzinzamente só Fátima Oliveira rsrsrsrs.
    Veja a mesma matéria lindamente ilustrada em dois blogues:
    Tá lubrinando - escritos da Chapada do Arapari:
    http://talubrinandoescritoschapadadoarapari.blogspot.com/2011/02/do-tempo-em-que-ler-o-pequeno-principe.html

    Site Lima Coelho
    http://www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=4794

    ResponderExcluir