domingo, 5 de junho de 2011

Os ventos dos grandes eventos

Do Vi o mundo

Rio de Janeiro: A pobreza como “questão paisagística”

Prezado Luiz,
Aqui no Rio de Janeiro estamos passando por um processo crítico de total desrespeito à legislação urbana, em função das obras para a Copa e Olimpíada. A pobreza está deixando de ser tratada como problema social e se tornando só uma questão paisagística a ser resolvida com remoções. Isso está documentado em consultorias que a prefeitura do Rio encomendou de planejadores urbanos de Barcelona (ou seja, é legitimado pela Estado), e está acontecendo também em várias cidades por onde ocorrerão os megaeventos. Segue anexa uma fotografia que uma aluna minha tirou (sou professora de Geografia na UERJ), no Rio de Janeiro, que ilustra um pouco dos conflitos urbanos que estão acontecendo em função do território de exceção que se instaurou por aqui. Os movimentos organizados aqui no Rio (e aí em Porto Alegre também) estão preocupados e desesperançosos em função da quase inexistente repercussão que estão tendo os despejos e os conflitos que estão acontecendo (pois são abafados pelo furor em função dos jogos e pelo discurso do recebimentos de investimentos que as cidades vão receber – esquecendo das dívidas que estas cidades estão contraindo com infra-estrutura que só vai servir para os grandes investidores, aos custos do dinheiro público). Seria possível você divulgar esta fotografia, fazendo menção aos acontecimentos em função dos megaeventos?
Caso seja possível, ficarei muito grata!
Um abraço,
Carla Hirt
Obs: A foto é na localidade de Campinho, no Rio de Janeiro e foi tirada por Alessandra Migueis. Inúmeros despejos estão acontecendo lá, e em outras partes da cidade.
PS do Viomundo: More sempre perto de um estádio de futebol. Aqui em São Paulo, às vésperas de um jogo da seleção brasileira no Pacaembu, a prefeitura refez o asfalto de todas as ruas vizinhas em tempo recorde e com altíssima qualidade. Quem disse que o poder público é incompetente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário