sábado, 4 de junho de 2011

A doutrina do choque

Do blog Os Amigos do Brasil

A Doutrina do Choque: As raízes do choque de gestão neoliberal

Sábado 4, junho 2011
O excelente documentário “A Doutrina do Choque: A Ascensão do Capitalismo do Desastre”, baseado no livro de Naomi Klein, descreve como a exploração social e econômica do neoliberalismo, foi utilizado em catástrofes, guerras e crises financeiras.
A “Doutrina do Choque” contém as bases do “Choque de Gestão” demo-tucano aplicado nos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia, Geraldo Alckmin, José Serra, Yeda Crusius, Jaime Lerner e Beto Richa, Fernando Henrique Cardoso, e outros que aplicaram o neoliberalismo.
A parte 5 é, talvez, a mais chocante, porque mostra o que aconteceu quando levado às últimas consequências (no Iraque), e o futuro que os EUA e Europa vislumbram para a Líbia.
Mas o documentário mostra que o extremismo da Doutrina do Choque cometido no Iraque foi o mesmo aplicado anos antes no Chile, no golpe de Pinochet.
Vale a pena assistir a íntegra deste documentário, para entender melhor o risco que representa a Doutrina do “Choque de Gestão”.
No link abaixo tem a lista de reprodução da íntegra do documentário:
Se você está sem tempo, ou com conexão lenta, a parte 5, sintetiza o conceito de Doutrina do Choque, com o exemplo iraquiano:

Nenhum comentário:

Postar um comentário