domingo, 11 de dezembro de 2011

"A grande imprensa está deslocada da grande maioria da população brasileira."

Enviado por e-mail
“A informação viabiliza os demais direitos”, afirma André Vargas
 “Os grandes veículos, não só jornais, não atendem o direito da população que é o da informação”, declarou o secretário nacional de comunicação do PT e deputado federal André Vargas (PT-PR) ao tomar posse do seu segundo mandato na presidência da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Mídia Regional. A solenidade de posse aconteceu no I Congresso dos Diários do Interior do Brasil realizado em Brasília.
No discurso da posse, André Vargas afirmou que as posições dos grandes jornais não compreendem o tipo de país que está se construindo no Brasil. Para ele, a grande imprensa está deslocada da grande maioria da população brasileira.
“Entendemos que todos tenham direito à vida, saúde, à habitação, educação pública e de qualidade e também o direito à informação, que viabiliza os demais direitos. Por isso, nós procuramos cumprir enquanto Frente Parlamentar, além dos direitos que os diários também procuram cumprir, que é garantir o direito de cidadania”.
De acordo com Vargas o direito a informação é essencial para fortalecer a democracia brasileira e para garantir o direito à cidadania. O deputado assegura que a informação de qualidade só será possível, não através de um órgão julgador, mas com a democratização do conteúdo e das verbas publicitárias. “É possível melhorar a qualidade do que se produz garantindo as verbas necessárias”, e acrescenta: Esse congresso (de diários de interior) faz o debate sobre o que é essencial para o Brasil, para que o Governo; que tem vontade política, que possa desenvolver suas políticas e o gestor possa de fato democratizar, disse André Vargas.
O deputado destacou que o ex-chefe da Secretária de Comunicação (Franklin Martins), avançou na proposta de democratização, mas de acordo com ele, a Frente Parlamentar tem uma função importante que é a de cobrar, e os diários, segundo ele, estão contribuindo com o debate.
“Temos alguns vazios, que precisam ser discutido que é a regionalização das agências que tende ser algo importante. Temos outros debates, que é o papel da imprensa no Brasil, e a questão tributária, que é preciso discutir o preço e o fornecimento de papel para os veículos, para que todos tenham acesso, pois os grandes jornais como compram em grande quantidade e acabam favorecidos”.
O deputado petista ainda recordou em seu discurso a crise econômica em 2008, onde segundo ele, teve a satisfação e a oportunidade de avaliar como os grandes veículos e os diários do interior abordaram a questão. Na opinião do secretário nacional de Comunicação do PT, o Brasil se sustentou na crise pela forte injeção de crédito na economia, e com a mudança de postura do governo que apostou na inclusão das classes populares.
“Devemos isso também à forma de abordagem dos diários do interior, pois apostaram na abordagem do potencial de sua região, do que acontece de bom em cada região. Isso faz a sinergia desse país, é o país real que está sendo retratado”.
E para concluir, Vargas explicou que relatou quatro medidas provisórias por consenso no Congresso Nacional, e que de acordo com ele, foram projetos que injetaram dinheiro em todo o país, e que não foram divulgados pela impressa devido o fato de não ter ocorrido polêmicas, pois à capacidade do parlamentar trabalhar em consenso não motiva a noticiabilidade. As medidas provisórias foram: ProJovem; Minha Casa, Minha Vida 1; Minha Casa, Minha Vida 2; e a Regularização Fundiária em Terrenos da União.
“Se tivesse havido polêmica, certamente seria capa dos principais jornais, mas como consegui trabalhar em consenso, não houve destaque, e foram projetos que injetaram dinheiro em todo o país. Então isso mostra que estamos no caminho certo, agradeço a todos os veículos, aos colegas parlamentares, a Yole Mendonça que está dando seqüência ao trabalho iniciado, e fazendo as adequações necessárias para que de fato as coisas possam acontecer”.
Clique aqui e assita ao vídeo.

(Fabrícia Neves – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário