quinta-feira, 27 de agosto de 2009

INTERNET VIA ELETRICIDADE

As dúvidas sobre a Internet por eletricidade

Do blog do Luis Nassif http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/


Por Daniel

A internet via rede elétrica de baixa tensão não funciona muito bem. A fiação elétrica é inadequada pois apresenta muitas perdas na transmissão em altas freqüências , além de ser vulnerável à interferências. Para compensar as perdas pode-se aumentar a potência de transmissão, mas aí começa a gerar interferência. Sistemas carrier funcionariam bem desde que com fiação projetada para tanto. Isso acontece em alta tensão, em que os cabos já são caros mesmo. Só que acaba com o atrativo para uso em baixa tensão. Das empresas que testaram o PLC eu sei que a Copel já optou por fibra óptica.

Além disso, a liberação da Aneel só significa que as empresas de energia podem homologar equipamentos para instalar em suas redes elétricas. A implantação do sistema de comunicação dependeria da liberação da Anatel, o que eu acho difícil que venha a ocorrer: clique aqui.

Por Bruno Cabral

A Anatel já havia permitido o PLC antes, um ano atrás!

http://www.adnews.com.br/destaque.php?id=75401

…O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações ( Anatel) aprovou ontem o regulamento sobre condições de uso de sistemas de acesso em banda larga utilizando rede de energia elétrica, processo conhecido como “powerline communication” (PLC)…

Nenhum comentário:

Postar um comentário